Faça sua doação para a Restauração do Mosteiro São Bento – Sorocaba/SP

Grande parte da Europa deve sua colonização aos monges beneditinos. Ao instalar-se, o Mosteiro atraía, não somente pela religiosidade, mas, também, por sua auto-suficiência. Fixando-se em torno dele, o povo encontrava aí o necessário à sua sobrevivência. Em conseqüência, surgiram vilas e muitas cidades européias.

No Brasil, quer me parecer, que somente o Mosteiro de S. Bento de Sorocaba desempenhou tal função. Quando Baltazar Fernandes, o fundador da cidade, doou, em 1660, sua igreja dedicada a Nossa Senhora da Ponte aos monges beneditinos, esperava o resultado da doação. A Igreja ampliada, sete anos mais tarde, já estava unida ao complexo monasterial. Em 1661, era conhecida “Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba” e, em 1842, já era “Cidade de Sorocaba”. Portanto, a história da cidade entrelaça-se com a do Monastério de S. Bento. É ele, hoje, patrimônio histórico da Cidade e, o estamos restaurando a fim de que seja revitalizado, na finalidade de abrigar uma Comunidade Beneditina em seu interior.

Como os senhores poderão nos ajudar? Não sei. Mas, confiamos em Deus e, temos certeza de que Nossa Senhora está intercedendo pela restauração do Mosteiro.

Nossa conta bancária:

Mosteiro de São Bento
Banco Bradesco  - Agência 3003  - Conta Corrente: 0200014-8

Associação Amigos de São Bento
Banco do Brasil - Agência 0191-0 - Conta Corrente 65.000-5