Comentários estão desligados para este post

Mosteiro inaugura hospedaria amanhã

Jornal Cruzeiro do Sul 15/06/07

A nova hospedaria dará mais conforto aos monges

A Associação Amigos de São Bento de Sorocaba inaugura sábado (16/6), às 8h, a nova hospedaria dos monges beneditinos em uma área anexa, de 75 metros quadrados, que fica atrás do Mosteiro São Bento de Sorocaba. As acomodações dos monges foram reformadas e ampliadas e têm agora seis quartos (chamados de celas) com banheiros privativos, salas de estar e de jantar, copa, cozinha, lavanderia, banheiro para empregados e dois parlatórios, além de uma área de serviço.

O arcebispo de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, celebrará uma missa e um o abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo dará a benção à hospedaria acompanhado de outros sacerdotes. Na celebração haverá, também, a apresentação de um coral de vozes masculinas que entoarão cantos gregoriano e músicas sacras.

Segundo o presidente da associação, dom José Carlos Camorim Gatti, a obra de restauração da hospedaria começou em 2004 e teve um gasto de cerca de R$ 400 mil, que a entidade bancou com recursos próprios, com donativos e contribuições. Ele disse que construção da hospedaria tem como objetivo a preservação do prédio do Mosteiro, construído em 1660, além de um local adequado para acomodar os monges.

“A falta de estrutura física impedia que o local recebesse mais monges”, explicou Gatti, comentando que com a novas instalações, e a chegada de novos monges, o mosteiro poderá ajudar a catedral na realização de casamentos e batizados.

Todo projeto de revitalização do mosteiro tem a coordenação da Associação Amigos de São Bento, que é uma entidade sem fins lucrativos criada em dezembro de 2003. O objetivo da entidade é restaurar, preservar e revitalizar todo o complexo do Mosteiro, que compreende a Igreja de Sant’Ana, o monastério e edifícios adjacentes. A obra de restauração está a cargo da empresa Novata Engenharia.

Crédito-Jornal Cruzeiro do Sul 15/06/07
JCS/Adival B. Pinto-Abner Laurindo

Maria Voss

Os comentários estão fechados.